sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

São Francisco Fernandes de Capillas, Presbítero, Mártir (+1648), 15 de Janeiro

Francisco Fernandes de Capillas nasceu em Vacherim de Campos, na Castilha Velha, em 1607. Entrou para o convento dominicano de Valladolid, foi ordenado sacerdote e exerceu seus primeiros anos de ministério sacerdotal na Espanha.
Em 1642, Francisco partiu para a China com o Padre François Diaz (que mais tarde seria canonizado juntamente com ele).  Francisco fez uma parada, inicialmente, em Fogan, onde aprendeu a língua nativa em muito pouco tempo ; em seguida, começou a percorrer as províncias e Deus abençoava seus trabalhos por meio de grandes conversões.
O mandarim de Fogan se rebelou e iniciou uma séria perseguição contra os cristãos. O imperador da China enviou um comissário a Fogan para ouvir as queixas dos pagãos e a defesa dos cristãos. A causa ficou favorável aos cristãos, o que provocou a ira dos monges budistas. Seguiu-se, então, uma violenta perseguição.
Padre Francisco de Capillas foi capturado, arrastado para a prisão, submetido às mais cruéis torturas e, finalmente, condenado à morte. Em 15 de janeiro de 1648 foi decapitado, enquanto recitava os mistérios dolorosos do Rosário, juntamente com outros cristãos condenados à morte. A firmeza que demonstrou o mártir dá coragem aos cristãos de todos os tempos para que perseverem na fé. Padre Francisco de Capillas é o protomártir (primeiro mártir) da Igreja da China.
Padre Francisco de Capillas foi beatificado no dia 2 de maio de 1909 em Roma pelo Papa Pio X e, posteriormente, canonizado em 1º de outubro de 2000, também em Roma, pelo Papa João Paulo II.

Tradução e Adaptação:
Gisèle do Prado

Ver também:

Fontes :
http://voiemystique.free.fr/francisco_fernandes_de_capillas.htm
http://www.evangelhoquotidiano.org/zoom_img.php?frame=48481&language=PT&img=&sz=full

Nenhum comentário: