segunda-feira, 1 de novembro de 2010

São Quintino, Mártir (Século III), 31 de Outubro

São Quintino foi um desses jovens romanos que começaram a pregar o Evangelho na Gália (atual França), comunicando ao povo local os tesouros da fé que haviam recebido. A cidade de Amiens foi o centro de seu apostolado. Os milagres que lá aconteciam confirmavam seus ensinamentos: ele traçava o sinal da Cruz sobre os olhos dos cegos e eles começavam a enxergar; ele fazia os mudos falarem, os surdos ouvirem, os paralíticos caminharem.
Esses prodígios maravilhosos atraíam a admiração de uns e a fúria de outros. Quintino logo foi denunciado a Rictiovarus, governador romano, e conduzido diante dele: “Como você se chama?” Indagou-lhe o governador. “Eu me chamo cristão. Meu pai é senador de Roma ; eu recebi o nome de Quintino.” “Quê! Como um homem de tal nobreza pôde descer a tão miseráveis superstições!” 
“A verdadeira nobreza consiste em servir a Deus; a religião cristã não é uma superstição, ela nos eleva à  felicidade perfeita pelo conhecimento de Deus Pai Todo Poderoso e de Seu Filho, gerado antes de todos os séculos.” “Deixe essas maluquices e sacrifique aos deuses!” “Jamais! Teus deuses são demônios ; a verdadeira loucura consiste em adorá-los.” “Sacrifique, ou vou atormentá-lo até a morte!” “Eu não temo nada; você tem todo o poder sobre o meu corpo, mas Cristo salvará a minha alma.”
Esta generosa profissão de fé é seguida de cruéis suplícios; mas Deus sustentou Seu mártir, e pôde-se ouvir uma voz celeste dizendo: “Quintino, persevere até o fim, Eu estarei sempre junto de ti.” Ao mesmo tempo, seus algozes sempre caíam para trás. Lançado num calabouço escuro, Quintino foi libertado duas vezes por um Anjo, indo pregar no meio da cidade, batizando seiscentas pessoas. Após novos e ainda mais cruéis suplícios, Quintino foi decapitado em Vermand, cidade que posteriormente receberia seu nome – Saint Quentin. Aqueles que assistiam ao seu martírio final viram sua alma voar para o Céu sob a forma de uma pomba branca.


Tradução e Adaptação:
Gisèle do Prado Pimentel
gisele.pimentel@gmail.com

Ver também:

Fontes:
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/5c/Quentin_martyrdom.jpg
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/fr/7/75/Le_reliquaire_de_la_main_de_saint_Quentin.JPG

Nenhum comentário: