sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

São Remo, Arcebispo de Reims, Apóstolo dos Francos (+ 533), 15 de Janeiro

       Através da história de Santa Clotilde, podemos aprender como Clóvis (rei dos Francos) se converteu ao Deus dos cristãos, na batalha de Tolbiac, da qual saiu vitorioso. Foi São Remo quem completou a instrução religiosa de Clóvis. Na noite anterior ao Batizado, São Remo foi ao encontro do rei, da rainha e de toda a sua corte no castelo dos soberanos, para conduzi-los à igreja, onde o santo fez um eloqüente discurso sobre a vaidade dos falsos deuses e os grandes mistérios da religião cristã. São Remo predisse a Clóvis e a Clotilde as grandezas futuras dos reis de França, se eles se mantivessem fiéis a Deus e à Igreja.
        Na hora do Batismo, São Remo disse ao rei: "Incline a cabeça, Sicambriano orgulhoso; adore Aquele que você queimou, e queime o que você adorou." Quando ia ungir o rei com o Santo Óleo, o pontífice, percebendo que não tinha óleo, levantou os olhos para o Céu e pediu a Deus que o providenciasse. De repente, surgiu uma pomba branca descendo do alto, trazendo um frasco cheio de um bálsamo milagroso. O santo prelado pegou-o e com ele ungiu a fronte do rei. Este frasco, chamado historicamente de "Ampola Santa", existiu até 1793, época em que foi quebrado pelos revolucionários.



Além da unção batismal, São Remo também conferiu ao rei Clóvis a unção real. Duas irmãs do rei, três mil senhores, inúmeros soldados, mulheres e crianças foram batizados no mesmo dia. 
Clovis I foi o primeiro rei dos Francos, povo que deu origem aos franceses, e foi quem introduziu o cristianismo na França, considerada a "filha mais velha da Igreja Católica".
São Remo morreu aos noventa e seis anos de idade.




Tradução e Adaptação:
Gisèle Pimentel
gisele.pimentel@gmail.com

Fontes:
Abade L. Jaud, Vida dos Santos para cada dia do ano (Vie des Saints pour tous les jours de l'année), Tours, Mame, 1950.

Nenhum comentário: