quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Santo Isidoro de Yuriev, Sacerdote e Paroquianos, Mártires, 08 de Janeiro

Santo Isidoro era padre da igreja de São Nicolau na cidade de Yuriev (Derpto, atualmente Tartu, na Estônia). Segundo os termos do tratado concluído em 1463 entre o grande príncipe Ivan III de Moscou e os cavaleiros Livonianos, estes últimos seriam obrigados a dispensar toda proteção necessária aos Cristãos Ortodoxos em Derpto. Mas os cavaleiros Livonianos, que eram Católicos Romanos, romperam o tratado e tentaram forçar os Ortodoxos a tornar-se Católicos Romanos.

Padre Isidoro,então, assumiu uma defesa firme da Ortodoxia, preferindo aceitar a coroa do martírio a cometer apostasia e se submeter aos Católicos Romanos. O bispo latino e a nobreza Católica Romana de Yuriev inventaram que Santo Isidoro e os Ortodoxos da cidade haviam criticado as crenças e costumes dos Germânicos. Quando Santo Isidoro e 72 de seus paroquianos foram àquela cidade para abençoar as águas de Omovzha (ou Emaiyga, atualmente Emajogi), pelos festejos da Teofania, foram presos e lhes tiraram os sapatos diante do bispo latino, André, e dos juízes civis da cidade. Pressionaram-lhes para que se convertessem ao catolicismo romano, mas o santo e seus fiéis recusaram-se a renunciar ao Cristo e à fé Ortodoxa. Furiosas, as autoridades jogaram-nos na prisão.
Santo Isidoro encorajou seus fiéis a se prepararem para a morte, e a não temerem a tortura. Pegou as santas Hóstias que havia conseguido levar consigo, e todos ali presentes, homens, mulheres e crianças, comungaram dos Santos e vivificantes Mistérios do Cristo. Em seguida, foram novamente conduzidos diante do bispo e dos juízes, que lhes ordenaram novamente a escolherem o catolicismo romano. Os Ortodoxos, novamente, se recusaram; foram arrastados até o rio, onde foram jogados no buraco que eles haviam cavado, no gelo, para abençoarem as águas. Foi assim que todos eles sofreram e morreram pelo Cristo, que lhes concedeu a coroa da glória eterna.
Durante as cheias da primavera, os corpos incorruptos dos santos mártires, inclusive o corpo do hieromártir Isidoro ainda vestido com seus hábitos sacerdotais, foram encontrados por mercadores russos que navegavam naquele rio. Eles sepultaram os santos em torno da igreja de São Nicolau.
O povo logo começou a venerar estes santos. Porém, eles foram oficialmente glorificados pela Igreja apenas em 1897.

Fontes :
http://stmaterne.blogspot.com/2009/01/hiromartyr-isidore-et-72-compagnons.html
http://i61.servimg.com/u/f61/11/61/74/35/0108is10.jpg

Nenhum comentário: