sábado, 16 de janeiro de 2010

Santa Rosalina, Religiosa (+1329), 17 de Janeiro

Filha mais velha de Arnaud de Villeneuve e Sybille de Sabran, Rosalina nasceu no Castelo dos Arcos em 27 de janeiro de 1263. Muito cedo a criança mostrou-se dotada de uma grande bondade: distribuía sem medidas, aos pobres do local, as reservas do Castelo, apesar da proibição feita por seu pai. Um dia, ele a surpreendeu com o avental repleto de pães; confusa, Rosalina mostrou o que escondia, e uma braçada de rosas caiu do avental. É o chamado “Milagre das Rosas”.
Devido ao contato com sua tia Jeanne, Priora do mosteiro de la Celle-Roubaud, Rosalina desejava tornar-se monja cartuxa. Arnaud queria realizar um bom casamento para a filha, mas acabou cedendo ao seu desejo. Em 1278, ela se tornou noviça. [...]
Em 1300, aos 37 anos de idade, Rosalina tornou-se Priora, sucedendo sua tia. Inúmeros milagres, dentre os quais “a refeição dos anjos”, ocorreram desde o seu noviciado. Ela morreu em 17 de janeiro de 1329, aos 66 anos.
Exumada cinco anos após sua morte, o corpo de Rosalina foi encontrado intacto, seus olhos abertos haviam conservado todo o brilho. A fim de permitir que os fiéis a venerassem, seu corpo foi posto numa redoma e seus olhos, num relicário. Em 1660, o rei Luís XIV quis verificar a realidade deste prodígio. Crendo que fosse um engodo, seu médico, Vallot, perfurou o olho esquerdo da santa. O globo ocular imediatamente se irritou, provando que os olhos estavam mesmo naturais.

Tradução:
Gisèle Pimentel
gisele.pimentel@gmail.com

Fontes:
http://www.evangelhoquotidiano.org/main.php?language=FR&module=saintfeast&localdate=20100117&id=1263&fd=0
http://www.evangelhoquotidiano.org/zoom_img.php?frame=53230&language=FR&img=&sz=full

Nenhum comentário: